sexta-feira, 8 de abril de 2011

O holandês "fantástico", mas... enganado


Começo a minha participação neste blogue a elogiar uma personagem ímpar da nossa praça da bola: Paulo Futre. Foi um jogador do outro Mundo e, melhor do que isso, tem um fino recorte humorístico. Entrou para a História do Planeta Terra com a conferência de imprensa de 75 minutos (dos quais só tivemos acesso a escassos nove minutos e tal, o que é uma pena) e, no meio de tanta informação caricata e de uma lista de jogadores digna, não do Sporting, mas de qualquer iniciante do Football Manager, disparou o já célebre: "Drenthe, um jogador ffffantástico".

Pois, o bom e velho Futre não disse aquilo só porque sim. Ele tem razão em toda a retórica utilizada acerca do holandês. É mesmo um jogador fantástico. Mostrou pouco ainda, mas também é jovem (24 anos) e já sabemos que pode muito bem ser um parente distante de um qualquer Mario Balotelli. Muito pé e pouca cabeça.

Este ano, em que foi emprestado pelo Real Madrid ao recém-promovido Hércules (clube que também convenceu Trezeguet e Haedo-Valdez a vestirem de azul-e-branco), e têm sido mais os problemas do que as razões para sorrir. Na primeira semana, bateu o recorde de passar a dezena de sinais vermelhos nas ruas de Alicante, porque convém anunciar aos habitantes da pequena cidade da Comunidade Valenciana que o craque chegou. Depois deu uma entrevista a queixar-se de não receber. Seguiram-se as "lesões" e o incumprimento protocolar com o emblema.

O Hércules era treinado pelo ex-culé Esteban Vigo, que conseguiu, com um plantel bastante apetecível, fixar-se no último lugar. Perante um feito tão fantástico, a direção achou por bem dar a oportunidade a Vigo de espalhar classe em outras paragens e chamou Djukic.

Este sérvio fez aquilo que a mente fantástica de Vigo não conseguiu entender e que um amigo me alertou, com toda a razão: colocar Drenthe a jogar... a médio/extremo e não a lateral, uma ideia recorrente nos dias que correm. "És rápido e jogas a extremo, mas temos outro aqui. Pronto, vais para lateral, mesmo que seja um pouco complicado para ti defender".

O resultado foi, obviamente, o melhor. O Hércules ganhou 3-1 no terreno da Real Sociedad, saiu do último lugar, está a um ponto da zona tranquila e... Drenthe bisou.

Faço um apelo a Djukic e aos próximos treinadores de Drenthe: não o deixem morrer para o futebol. Tem tudo para ser um jogador... fffffantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário